
Soluções Ambipar: Inovação que transforma e cuida
Soluções integradas que impulsionam a circularidade, promovem soluções baseadas na natureza, aceleram a transição energética, e fortalecem a gestão, prevenção & resposta, contribuindo para um futuro sustentável e resiliente.

Como multinacional brasileira, oferecemos soluções ambientais integradas à infraestrutura e às realidades de cada território. Conheça como atuamos com escala global e impacto local:


Mineração Urbana
Na Ambipar, lideramos o processo de mineração urbana, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para a logística reversa e reciclagem de eletroeletrônicos.

Com a maior planta de reciclagem de e-waste da América Latina, localizada em São José dos Campos (SP), transformamos produtos fora de uso em matéria-prima de alto valor, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a economia circular.

Nosso trabalho garante:

Tecnologia de ponta e rastreabilidade completa
Investimos em tecnologia de ponta para garantir a total rastreabilidade de cada etapa do processo, desde a coleta até o tratamento final. Utilizamos sistemas avançados que asseguram o cumprimento das normas ambientais e a transparência no controle de resíduos.
Proteção da marca e segurança de dados
A Ambipar entende a importância da proteção de dados para as empresas. Por isso, nosso processo inclui a destruição completa de dados armazenados em dispositivos eletrônicos, por meio da trituração em partículas menores que 8mm, impossibilitando qualquer recuperação ou vazamento de informações.

Frota própria e logística especializada
Nossa operação conta com frota própria, rastreamento em tempo real e atendimento ágil, garantindo uma logística eficiente e segura para a coleta e transporte de eletroeletrônicos.

Sustentabilidade e economia circular
Trabalhamos com uma pegada de carbono reduzida, recuperando materiais estratégicos presentes nos resíduos eletrônicos, que são reintegrados ao ciclo produtivo. Cada tonelada de alumínio reciclado, por exemplo, evita a emissão de até 16 toneladas de CO₂, contribuindo significativamente para um planeta mais sustentável.


Cidades Circulares
A Ambipar é uma empresa comprometida com a transformação ecológica e, no Brasil, atua com foco no pós-consumo urbano.
Por meio da estratégia Cidades Circulares, orienta os municípios na implementação da coleta seletiva e a destinação correta de resíduos recicláveis, evitando o envio para aterros e outras destinações inadequadas.


Acreditamos que os profissionais da reciclagem devem estar no centro da estratégia da economia circular. Por isso, por meio da estruturação das cooperativas em todo o país, oferecemos projetos completos que incluem reestruturação de espaços, capacitação dos cooperados e monitoramento de resultados — conectando eficiência produtiva com inclusão social e impacto ambiental.
Ambiálcool
O Ambiálcool é um etanol produzido a partir de sobras da indústria alimentícia ricos em açúcar, como balas, chocolates e biscoitos. A Ambipar é responsável por todo o processo de fabricação, que ocorre em Nova Odessa (SP), e começa com a coleta dos resíduos de marcas parceiras, como a Mondelez e Bunge.


Todo o material é cuidadosamente triado, passa por um processo de fermentação e destilação, aliado a uma tecnologia que permite a conversão desses materiais em etanol.
Parte da frota da Ambipar em Nova Odessa é abastecida com o produto, que também pode ser utilizado para limpezas domésticas em geral.


O Ambiálcool é apenas um dos produtos da economia circular, transformando resíduos alimentares em combustível inovador, que inclusive foi premiado com o Green Product Awards 2025, em Berlim, na Alemanha.
Uma solução pioneira, que reduz emissões, valoriza resíduos e move o mundo com energia limpa.

Soluções Baseadas
na Natureza
As Soluções Baseadas na Natureza (SBN) são ações que visam proteger, manejar de forma sustentável e recuperar ecossistemas naturais ou modificados para resolver desafios sociais, ambientais e económicos de maneira adaptativa e eficaz, promovendo simultaneamente o bem-estar humano e a biodiversidade.



No caso da Ambipar, essas soluções concentram-se na conservação, reflorestamento e restauração de florestas para gerar créditos de carbono por meio de mecanismos como REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e AR (Afostamento/Reflorestamento), além de promover a biodiversidade e apoiar comunidades locais.
Como a Ambipar utiliza Soluções Baseadas na Natureza (NbS):
Conservação e Reflorestamento

Desenvolvemos projetos que valorizam florestas em pé, promovendo o reflorestamento para sequestrar carbono da atmosfera e restaurar ecossistemas.
Geração de Créditos
de Carbono

Comercializamos créditos de carbono gerados por esses projetos no mercado voluntário, ajudando as empresas a reduzir suas emissões e a alcançar metas de descarbonização.
Proteção da
Biodiversidade

As NbS da Ambipar atuam na proteção da fauna e flora, na diminuição da perda de habitat e na restauração de áreas degradadas.
Desenvolvimento Socioeconômico

Investimos na pesquisa científica e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades que vivem nas áreas onde os projetos são implementados, integrando desenvolvimento sustentável com conservação.
Portfólio de
Projetos

A Ambipar possui um dos maiores portfólios privados de projetos NbS do Brasil, com destaque para seus projetos na Amazônia, que incluem a conservação de vastas áreas de floresta e a geração de créditos de carbono.
Circularidade
do Vidro
Ambipar reafirma o compromisso pela sustentabilidade com a maior planta de reciclagem de vidro da América Latina
Enquanto as taxas de reciclagem do alumínio se mantêm consistentemente próximo dos 100%, o reaproveitamento do vidro tem enorme potencial ambiental, mas ainda enfrenta diversos entraves no Brasil.

Apesar de tratar-se de um material que pode ser reutilizado infinitas vezes, sem perder suas propriedades, o vidro é pesado, frágil e requer cuidados durante o manuseio e transporte. A logística reversa é, portanto, o primeiro desafio nessa cadeia.
A integração com cooperativas e hubs de triagem é limitada, pois muitos centros de beneficiamento estão geograficamente distantes dos grandes geradores de cacos. E, para citar apenas mais um dos entraves que compreendem a reciclagem do vidro, a contaminação por misturas com orgânicos, cerâmicas e metais inviabiliza a reutilização sem processos adicionais de limpeza e separação óptica.
